Artigo inédito de Gramsci: A marcha fascista sobre Roma

Por Antonio Gramsci, via Jacobin Magazine, traduzido por Marcelo Bamonte

Quando os fascistas italianos de Benito Mussolini deram o golpe de Estado em outubro de 1922, Antonio Gramsci estava em Moscou – e seu primeiro artigo em resposta aos eventos foi publicado em russo. Virtualmente, estava perdido por um século. Nós o publicamos em português pela primeira vez.

Em 7 de novembro de 1922, Petrogrado encheu-se de pompa e cerimônia enquanto os bolcheviques comemoravam o quinto aniversário da Revolução Russa. Com a Internacional Comunista realizando seu Quarto Congresso na República Soviética naquele mesmo mês, Antonio Gramsci foi um dos muitos revolucionários estrangeiros presentes nas celebrações. No entanto, os acontecimentos em sua terra natal italiana azedaram o clima festivo.

Na semana anterior, os camisas negras fascistas marcharam sobre Roma – com o rei Vittorio Emanuele III nomeando Benito Mussolini como primeiro-ministro em 31 de outubro. Para Gramsci e seus camaradas no Partido Comunista da Itália (PCI), isso marcou uma derrota desastrosa. Preso em 1926, Gramsci passaria o resto de sua vida na prisão; os Cadernos do Cárcere que ele escreveu em sua cela forneceriam o mais famoso acerto de contas com a derrota de seu partido.

Mas embora as obras de Gramsci sejam bem conhecidas, ainda estamos aprendendo mais sobre sua resposta à ascensão do fascismo. Este mês, a revista Critica Marxista publicou um artigo recém-redescoberto que o comunista da Sardenha escreveu para o Pravda nos dias que se seguiram à dominação fascista. O texto do artigo de 7 de novembro de 1922 foi traduzido de volta para o italiano por Natalya Terekhova, historiadora e fundadora da Sociedade de Estudos Gramscianos de Moscou, e apresentado por ela juntamente com Guido Liguori, presidente da Sociedade Internacional Gramsciana da Itália. Aqui, reproduzimos o artigo de Gramsci, seguido pelo comentário de Terekhova e Liguori sobre as circunstâncias de sua publicação.

Artigo do Pravda, 7 de novembro de 1922:

A tomada do poder pelos fascistas reduz a atividade do Partido Comunista Italiano à de um movimento puramente conspiratório. Na Itália, começa um novo período da história, que podemos definir nos seguintes termos: o poder político está provavelmente passando das mãos da burguesia capitalista para as mãos das camadas agrárias médias e grandes, sob a orientação ideológica de parte da pequena burguesia urbana. As contradições da sociedade italiana, latentes desde a criação do Reino unitário surgido das guerras pela reconstrução italiana, manifestaram-se claramente nestes últimos dois anos, depois que o Partido Socialista se mostrou incapaz de conduzir o proletariado ao poder.

O resultado foi a vitória dos proprietários agrários sobre o proletariado e sobre a burguesia debilitada pela crise financeira e industrial. É fácil prever um período iminente de lutas ferozes na Itália, pois mesmo para a burguesia será difícil aceitar a dura e tirânica dominação dos latifundiários e a demagogia irresponsável de um aventureiro medíocre como Mussolini. Portanto, apesar da gravidade da situação atual, as perspectivas futuras para o proletariado e seu partido não são particularmente negativas. Nos últimos dois anos, o Partido Comunista já se viu em situação de ilegalidade em três quartos do país. Apesar disso, o partido, que contava com 42.000 membros em fevereiro de 1921 após a cisão no Congresso de Livorno, ainda tinha 35.000 membros no momento do golpe de estado fascista, sem incluir os cerca de 20.000 jovens comunistas. O Partido Socialista, que tinha 150.000 membros depois de Livorno, no mesmo período caiu para 32.000 membros. Eles resolveram ingressar no Comintern, mas na verdade não estão suficientemente preparados para uma situação de ilegalidade.

Se nesta nova fase o Comitê Central do Partido Comunista se mostrar capaz (como provavelmente o fará, levando em consideração a experiência do movimento comunista internacional) de desenvolver uma tática adequada à realidade da sociedade italiana e de abrir as contradições criadas pelo coup d’état fascista, o proletariado irá, em breve, ocupar novamente a sua posição histórica, perdida após o fracasso da campanha de ocupação das fábricas em setembro de 1920.

Gramsci (Itália)

Gramsci, o Partido Comunista e a Marcha em Roma

Em novembro de 1922, Gramsci estava na Rússia Soviética, onde havia chegado no início de junho, acompanhado por Amadeo Bordiga e Antonio Graziadei, para participar do Segundo Plenário Executivo Ampliado da Internacional Comunista. Ele permaneceu em Moscou como representante do PCI no Executivo e no Presidium do Comintern, que os comunistas da época viam como um partido verdadeiramente mundial composto de “seções nacionais”.

Ao voltar para a Itália, Bordiga sobrecarregou Gramsci com uma tarefa ingrata. Ele queria que o comunista da Sardenha convencesse a Internacional a aceitar que o PCI – dominado pela personalidade vigorosa de Bordiga – poderia manter sua própria posição distinta da política de “frente única” que havia sido decidida no Terceiro Congresso do Comintern (1921) e seus sucessivas reuniões dos órgãos de liderança.

Gramsci deveria retornar à Itália no início de 1923, após participar do Quarto Congresso do Comintern, que começou em Petrogrado em 5 de novembro de 1922. A cidade, que cinco anos antes fora o berço da revolução, foi palco de grandes celebrações, comícios lotados e desfiles de rua hoje naqueles dias; então, de 9 de novembro a 5 de dezembro, os trabalhos do Congresso foram transferidos para Moscou. Um mandado de prisão de Gramsci, emitido na Itália, no entanto, atrasaria seu retorno; voltou apenas em 1924, após a sua eleição como deputado ter lhe concedido imunidade parlamentar.

Gramsci na Rússia

Desde junho de 1922, Gramsci esteve envolvido em várias atividades do Comintern e até mesmo do Partido Comunista Russo, em Moscou e outras cidades. Suas condições de saúde logo pioraram, e ele passou uma primeira estadia de descanso no sanatório Serebranyi Bor (madeira de prata), perto de Moscou, onde dividiu uma cabana com Clara Zetkin. Mas ele não interrompeu totalmente suas atividades políticas.

Em meados de outubro, Gramsci voltou ao trabalho, com a aproximação do Quarto Congresso. Em 25 de outubro foi recebido por Lênin, ele próprio já doente. A reunião durou duas horas; Camilla Ravera discutiu isso longamente em uma carta de dezembro de 1972 a Giuliano Gramsci, publicada apenas quarenta anos depois em um livro do filho de Giuliano, ele próprio chamado Antonio.

Ravera, um amigo próximo de Gramsci de seus anos em Torino e uma líder da linha de frente do PCI, era uma delegada do Quarto Congresso, mas havia chegado cedo para uma reunião de mulheres comunistas. Em Moscou, ela falou com Gramsci sobre assuntos delicados, incluindo o encontro com Lênin. No entanto, ela não mencionou o encontro em sua autobiografia do início dos anos 1970, embora fale longamente sobre sua estada em Moscou e suas trocas com seu velho amigo dos anos do Ordine Nuovo. Bordiga veio a Moscou alguns dias depois de Ravera e foi ele próprio recebido por Lênin; ele queria que Ravera o acompanhasse.

Nem Gramsci nem as outras figuras principais jamais escreveram sobre a reunião Lenin-Gramsci – seja em 1922, ou na correspondência de 1923-24 entre Gramsci e outros (principalmente ex-Ordine Nuovo) quadros formando um novo grupo de liderança PCI, ou em as lutas para estabelecer a nova liderança Gramsciana apoiada pelo Comintern em 1925–26.

As memórias e avaliações de Ravera na carta de 1972, que por muito tempo permaneceram privadas, certamente são de interesse (embora também devam ser tratadas com cautela, dado o tempo que passou desde então). Aqui, Ravera lembra a preocupação de Gramsci sobre as divergências de Bordiga com a Internacional, acrescentando que Gramsci havia contado a Lênin sobre sua discordância com Bordiga em várias questões, incluindo a análise do fascismo. Ravera escreve sobre a chegada de Bordiga com a notícia da “Marcha em Roma”:

Interrompendo essas discussões entre Gramsci e eu, estava a notícia que chegava a Moscou da chamada “Marcha sobre Roma” e do governo que Mussolini havia estabelecido na Itália; e Bordiga chegou a Moscou trazendo um testemunho direto do que havia acontecido. Esses eventos se tornaram o assunto de todas as nossas discussões. Aqui, a diferença insuperável entre o pensamento político de Gramsci e de Bordiga tornou-se evidente. Bordiga subestimou as consequências da ascensão dos fascistas ao poder; ele previu a possibilidade de um novo governo convergir para a social-democracia e se limitou a reafirmar a contraposição esquemática e indiferenciada entre o estado burguês e o estado proletário.”

Análise de Gramsci sobre o fascismo em 1920-21

É bem sabido que Gramsci foi um observador atento e analista do movimento fascista desde sua primeira aparição no início da década de 1920. Em primeiro lugar, no documento “Por uma Renovação do Partido Socialista” (elogiado explicitamente por Lênin durante o Segundo Congresso Internacional em 1920), ele escreveu:

A fase atual da luta de classes na Itália é a fase que a precede: ou a conquista do poder político pelo proletariado revolucionário, através da transição para novos modos de produção e distribuição que permitem uma recuperação da produtividade, ou então a uma tremenda reação de a classe proprietária e a casta governante. Todos os tipos de violência serão usados para submeter o proletariado industrial e agrícola ao trabalho servil; a tentativa será feita para quebrar inexoravelmente as organizações de luta política da classe trabalhadora (Partido Socialista) e incorporar as organizações de resistência econômica (os sindicatos e as cooperativas) nos mecanismos do Estado burguês.”

Nos meses seguintes, Gramsci ficou de olho no fascismo, analisando-o em tempo real (algo muito difícil de fazer) escrevendo no L’Ordine Nuovo. Ao lado de julgamentos que inevitavelmente se revelaram errados, ele formulou algumas definições que se tornaram clássicas. Sem dúvida, ele tinha uma visão radicalmente negativa da democracia liberal giolittiana da Itália (assim chamada em homenagem ao primeiro-ministro liberal Giovanni Giolitti); isso às vezes levava a uma subestimação do fenômeno fascista, o que só parecia confirmado pelo pacto inicial entre Giolitti e o “aventureiro” Mussolini. Os Fasci italiani di combattimento – não devemos esquecer – foram integrados aos Blocos Nacionais (ou seja, a coalizão eleitoral proposta por Giolitti nas eleições de 1921).

Mesmo assim, Gramsci compreendeu os novos aspectos do fascismo. Ele apresentou uma análise de classe – e, portanto, marxista – desse fenômeno, embora de uma forma que buscasse destacar suas peculiaridades, em vez de cair em uma perspectiva economista e redutiva. Ele citou o “povo primata” de Rudyard Kipling para apontar o papel da “pequena burguesia urbana”, cujo “processo de divisão” já havia começado “na década final do século passado”.

Com isso, a pequena burguesia foi gradualmente “perdendo qualquer importância e desistindo de qualquer função vital no campo da produção, com o desenvolvimento da grande indústria e do capital financeiro”; eventualmente, “imitou a classe trabalhadora e foi para as ruas”. A desmobilização dos oficiais do exército serviu para formar os quadros desta “revolta”, direcionando-a para a “defesa direta da propriedade industrial e agrícola dos assaltos da classe revolucionária de trabalhadores e camponeses pobres”.

Mas a força crescente do esquadrismo fascista (seu violento movimento de rua), sobretudo devido à necessidade dos “proprietários de terras” de criar uma Guarda Branca [ou seja, contrarrevolucionário] para si”. Gramsci analisou com atenção a contradição entre o fascismo nas cidades e no campo, que explodiu com o “Pacto de Pacificação” que Mussolini acertou com os socialistas no verão de 1921 (visava externamente desarmar os dois lados).

Certamente, ele se enganou ao prever que ‘o fascismo emergirá desta crise por meio de uma divisão”. Mas ele observou acertadamente que “o verdadeiro fascismo” era aquele já conhecido pelos “camponeses… e os trabalhadores da Emília, Vêneto e Toscana” – ou seja, o fascismo mais violento, destinado a continuar a qualquer custo – “talvez até mudando de nome” (embora não houvesse necessidade disso).

Assim, quando a “Marcha sobre Roma” aconteceu em 28-30 de outubro de 1922, Gramsci já vinha, a algum tempo, desenvolvendo sua própria ideia de fascismo, mesmo que essa ideia fosse evolutiva e provisória. Ele não subestimou nem simplificou esse fenômeno. Ainda assim, a “Marcha sobre Roma” e a nomeação de Mussolini para formar um novo governo exigiram que sua análise fosse atualizada.

A edição especial do Pravda

Então, vamos retornar para o breve artigo encontrado por Natalya Terekhova – apresentado pela primeira vez em italiano na última edição da Critica Marxista – e o contexto de sua publicação original. Saiu no Pravda, órgão do Comitê Central dos Bolcheviques e do Comitê de Moscou, em 7 de novembro de 1922. Isso é notável, considerando tanto o conteúdo deste artigo quanto o caráter particular da edição deste dia, publicada no quinto aniversário da Revolução de Outubro.

Desde a primeira página, trata-se de um número nitidamente celebrativo, com uma breve mensagem de saudação de Lênin ao lado dos slogans do momento, cujas letras em negrito diziam (ou melhor, proclamavam): “Viva a Sede do Outubro Internacional, IV Congresso da Internacional Comunista!” e “Saudamos a classe trabalhadora ocidental: por você sustentar a República dos Trabalhadores da Rússia!” Destacando-se no centro da página está um gráfico imponente, representando um punho cuja grande força esmaga as armas do agressor.

A segunda página relata a cronologia das vitórias do poder soviético desde novembro de 1917. O centro da página está repleto de notícias do exterior, incluindo “A luta de classes na Polônia” e “Fascistas no poder” na Itália. Esta última peça reproduz comunicados secos de agências de notícias francesas e alemãs sobre os primeiros movimentos diplomáticos de Mussolini, sobre o Partido Popular Católico e algumas outras coisas. Mas nenhuma avaliação é oferecida sobre o governo italiano recém-estabelecido. Toda a seção inferior da página é dedicada às operações militares do Exército Vermelho de 1919 a 1922, sob o enorme cabeçalho “Fogo – Sangue – Vitória!”

A página seguinte, intitulada “Nós guiamos o proletariado internacional”, apresentava escritos de figuras importantes do grupo de liderança bolchevique. Grigory Zinoviev deu seu nome a um artigo que afirmava que “o caráter imortal da Revolução Russa se deve ao fato de ter sido o início da revolução mundial”.

Nikolai Bukharin enfatizou o papel do partido bolchevique na revolução vitoriosa, que poderia parecer “um milagre”. Segundo o teórico bolchevique, não deixava de ser facilmente explicado: este “milagre aconteceu graças à preparação marxista do partido, que foi capaz de se manter firme à ele [este marxismo], não se atendo a de uma forma morta e dogmática”. Bukharin continuou: “Nosso marxismo sempre foi a arma viva da práxis. Este marxismo revolucionário vivo é um marxismo que realmente ajuda a fazer milagres acontecerem. Disto deriva a grande flexibilidade de nossa práxis”.

A quinta página é dedicada aos problemas da organização científica do trabalho. Sabemos do grande interesse dos bolcheviques no método Taylor aplicado pelo industrial norte-americano Henry Ford. Um livro soviético dedicado a este tema foi publicado cinco vezes em três anos, e até mesmo as memórias de Ford foram imediatamente traduzidas e impressas em milhares de cópias duas vezes consecutivas. Houve ampla propaganda do método fordista na terra dos sovietes.

As páginas subsequentes apresentavam artigos zombando dos mencheviques e poesia do poeta mais famoso da época, Demyan Bedny (um pseudônimo que significa “pobre” em russo), bem como notícias sobre as derrotas que a “burguesia” havia sofrido no Cáucaso e Ásia Central.

O artigo de Gramsci estava na página oito. Impressionante, em um jornal comunista, foi o espesso suplemento publicitário nas páginas que se seguiram (esses foram os anos da Nova Política Econômica, conhecida como NEP). Com extensão igual à seção política anterior, apresentava comerciais sobre muitos temas, desde massagens à curas para doenças venéreas. Foi dominado pelo anúncio massivo (cobrindo toda a página final) para duas empresas de petróleo de Grozny e Baku.

A página com o artigo de Gramsci também foi notável pelas inserções pagas por grupos de trabalhadores locais para expressar seu entusiasmo pela celebração do aniversário revolucionário, junto com suas saudações aos seus mais apreciados vojdi (líderes). Surpreendentemente, eles se dirigem a apenas uma figura com o informal “você”, como se falasse a uma figura verdadeiramente querida e amada: os trabalhadores da grande fábrica do Dínamo usam isso não para Lênin, mas para o “querido camarada Trotsky”.

Artigo de Gramsci

O artigo recentemente redescoberto é assinado simplesmente “Gramsci (Itália)”. É uma entre uma dúzia de contribuições de representantes de vários partidos comunistas, precedida pela lista de cinquenta e cinco partidos e organizações então assinados com o Comintern. O texto de Gramsci não é longo, embora todos os outros sejam de tamanho semelhante, colocados na mesma página sob o excelente título estilizado “O Crescimento do Comintern”. O artigo sobre a Itália segue outros de camaradas alemães, franceses e britânicos e é seguido por outros da Suíça, Estados Unidos, Hungria, Bulgária, Índia, etc.

Como os outros comunistas estrangeiros, Gramsci dirigiu-se a um público russo, ao partido russo, mas também ao grupo de liderança do Comintern, relatando o desenvolvimento do PCI e procurando explicar a “Marcha sobre Roma” que ocorrera alguns dias antes.

Em primeiro lugar, ele parece confirmar a difícil situação que o PCI enfrentou, em várias partes do país sendo reduzido a um movimento conspiratório. A violência fascista já havia começado algum tempo antes. A conquista do poder governamental e de boa parte do aparato estatal parecia justificar as previsões de Gramsci (e logo depois, no início de janeiro, foi emitido um mandado de prisão para todos os líderes comunistas, incluindo Gramsci, que havia assinado um apelo antifascista durante o Quarto Congresso; Bordiga seria preso em 3 de fevereiro de 1923).

Enquanto Bordiga subestimou a “Marcha sobre Roma” e o próprio fascismo (como recontado por Ravera na passagem citada acima) Gramsci afirmou que “um novo período da história está começando” na Itália. Isso foi caracterizado pela perda de poder político da facção industrial da burguesia capitalista, que cedeu às “camadas médias e grandes agrárias, ideologicamente guiadas por uma parte da pequena burguesia urbana”. Foi, então, a força do fascismo agrário que levou Mussolini a disputar o poder. No entanto, para Gramsci, essa vitória dos latifundiários levaria a um “período iminente de luta feroz”, pois era de se esperar que a burguesia industrial não aceitaria essa perda de poder ou ser liderada por um humilde “aventureiro” como Mussolini.

Poucos dias depois, o fascismo também foi tema (senão o mais proeminente) do IV Congresso, graças aos dois relatórios confiados a Karl Radek e Bordiga. Como resumimos anteriormente, as análises de Bordiga dificilmente convenceram Lênin. Mas, de acordo com o historiador Paolo Spriano, Radek “procurou dar uma avaliação social mais precisa da ascensão do fascismo, apontando o mal-estar da pequena burguesia como sua matriz principal”. Para Spriano, “com essas ênfases Radek sem dúvida refletiu, mesmo que de maneira esquemática, sugestões e percepções de Gramsci, tanto sobre o papel da pequena burguesia quanto sobre certas pistas sobre a relação entre o movimento operário e os veteranos”.

Além disso, a mensagem do Congresso aos trabalhadores italianos parecia ecoar a avaliação contida no artigo de Gramsci, ao afirmar que “os fascistas são principalmente uma arma nas mãos dos grandes proprietários de terras. A burguesia industrial e comercial está monitorando ansiosamente o experimento de reação violenta que considera ser um bolchevismo negro”.

O fortalecimento do poder fascista – e do poder de Mussolini pessoalmente – ainda teria que superar grandes turbulências. Isso confirma o julgamento que Gramsci fez em seu artigo de 7 de novembro (mesmo que fosse excessivamente otimista). A “crise de Matteotti” (no verão de 1924, quando os partidos da oposição abandonaram o parlamento após o assassinato do parlamentar reformista-socialista Giacomo Matteotti) foi o exemplo mais claro disso.

Sem dúvida, a afirmação de Gramsci de que “as perspectivas futuras para o proletariado e seu partido não são particularmente negativas” hoje parece errada. A esperança de Gramsci era que, também graças à experiência da Internacional, o PCI se mostrasse capaz de adotar uma tática “adequada às realidades da sociedade italiana”, aumentando as contradições criadas pelo golpe fascista. A referência entre parêntesis (“levando em consideração a experiência do movimento comunista internacional”) também parece sugerir a diferença entre sua posição e a de Bordiga, e de fato entre a de Bordiga e a de Lênin e do Comintern. Em última análise, expressou a esperança de que a Internacional pudesse “corrigir” a abordagem de Bordiga e sua subestimação do fascismo.

Após o encontro de Gramsci em 25 de outubro com Lênin, os dois também discutiram o fascismo e como ele deveria ser explicado e confrontado. Os confrontos entre Bordiga e a Internacional iriam se agravar no Quarto Congresso, começando com a política de “frente única” do Comintern, que Bordiga rejeitou.

Isso não significa que Gramsci já tivesse encerrado suas hesitações e decidido se opor ao líder mais autoritário do partido. Ainda mais água teria que passar por baixo da ponte antes do lento cálculo que veio no final de 1923 e no início de 1924. Mas é importante notar que as leituras divergentes do fascismo foram um elemento importante no contraste gradualmente desenvolvido entre os dois líderes.

Nos meses que se seguiram ao Quarto Congresso, os comunistas italianos liderados por Bordiga não foram apenas duramente atingidos pelos aparatos repressivos do estado, mas consumiram uma grande quantidade de energia tentando se opor à linha não sectária do Comintern. Bordiga procurou evitar uma reunificação com o Partido Socialista, que havia poucos dias antes da “Marcha sobre Roma” expulsado a ala reformista chefiada por Filippo Turati e Giacomo Matteotti.

Gramsci voltou à Itália em abril de 1924, depois de passar alguns meses em Viena. Em breve – tendo se tornado o principal líder do PCI, também graças ao apoio decisivo da Internacional – ele teria que enfrentar a crise após o assassinato de Matteotti. Por alguns meses, o fascismo de Mussolini parecia estar à beira do colapso. Mas essa é outra história – diferente da situação em que Gramsci avaliou a ‘Marcha sobre Roma” no Pravda no quinto aniversário da Revolução de Outubro.

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário