O Partido Democrata: Opressor do Povo

Por Bob Avakian, via The Black Panther, traduzido por Lara Apolonio Rossetto

O partido democrata é um inimigo do povo tanto quanto o partido republicano e o partido porco do Wallace. Na verdade, um dos grandes financiadores de Humphrey, um homem chamado Jimmy Ling, chefe de uma gigante corporação financeira chamada Ling-Temco-Vaught (um conglomerado multimilionário, a décima primeira maior corporação dos EUA), diz que mudou dos republicanos para os democratas porque ele acredita que Humphrey tem um programa melhor para lidar com as pessoas negras e outros “arruaceiros”.


A maioria das pessoas nesse país – incluindo várias pessoas negras, chicanos, estudantes, e outros que são vítimas de racismo e outras formas de exploração – ainda acreditam que o partido democrata é o “partido do povo”, ou pelo menos que não é tão ruim quanto o partido republicano (ou o partido americano porco do Wallace) [1]; que algo de bom pode ser aproveitado do partido democrata pelas pessoas negras, trabalhadores, estudantes e pessoas sensatas em geral. Esse é um equívoco fundamentalmente perigoso do papel do partido democrata a serviço da estrutura de poder; e, porque o partido democrata ainda confunde tantas pessoas oprimidas, é muito importante mostrar claramente a natureza decadente e racista do partido democrata, como parte da estrutura de poder capitalista e imperialista que oprime e explora literalmente bilhões de pessoas neste país e ao redor do mundo.

Para fazer isso, precisamos expor as mentiras que são espalhadas sobre o partido democrata para enganar as pessoas. 

Primeiro, dizem-nos que o partido republicano é o partido dos grandes negócios, que os banqueiros, petroleiros, empreiteiros militares, chefes de corporações, especuladores de terra, etc. todos financiam o partido republicano; enquanto o partido democrata consegue contribuições, em trocados e moedas, de pessoas trabalhadoras. ISSO É UMA GRANDE MENTIRA. Tanto o partido democrata quanto o partido republicano conseguem a maior parte de seu dinheiro da mesma classe de grandes empresários racistas, que governam o país por meio de seus lacaios de ambos os partidos, democrata e republicano. Na verdade, tanto em 1964 quanto em 1966 o PARTIDO DEMOCRATA CONSEGUIU MAIS DINHEIRO EM GRANDES CONTRIBUIÇÕES DE GRANDES EMPRESÁRIOS EXPLORADORES DO QUE O PARTIDO REPUBLICANO. Até mesmo esse ano, Hubert Humphrey orgulhosamente anunciou que espera ganhar 10 MILHÕES DE DÓLARES em fundos de campanha de grandes empresários, nas últimas semanas de sua campanha. E o próprio Humphrey admitiu que muitos desses grandes financiadores de campanha também estavam financiando a campanha do Nixon, só pra se garantirem. 

Política nesse país é uma grande aposta, jogada pelos grandes empresários exploradores com o dinheiro que eles tiram de nós por meio de esquemas como fixação de preços, fundações fraudulentas com isenção fiscal, e tetos salariais. Esses gângsteres internacionais sabem que o partido democrata não é diferente que o partido republicano – ENTÃO POR QUE O POVO NÃO DEVERIA SABER?

Isso nos trás à segunda mentira que nos é contada pelo partido democrata: que ele realiza programas para ajudar pessoas negras, chicanos, trabalhadores e pessoas na base da pirâmide social em geral. Contudo, vamos olhar para o histórico dos democratas.

Durante os últimos anos eles: 

*Mandaram mais de 100.000 tropas para as comunidades negras para sufocar as rebeliões legítimas das pessoas e proteger a propriedade do grande empresário racista que tem o controle do partido democrata. O resultado foi centenas de pessoas negras mortas; milhares feridas; e dezenas de milhares presas injustamente. 

*Intensificaram a guerra genocida conta o povo vietnamita, usando armas abomináveis como napalm, bombas de fragmentação, fósforo branco e outros produtos químicos para destruir casas, plantações e a própria vida das pessoas. O resultado foi mais de 30.000 MENINOS AMERICANOS E MAIS DE MEIO MILHÃO DE VIETNAMITAS MORTOS. 

*Fizeram tantos favores a bancos e outras instituições de crédito que a dívida do consumidor – a quantia que pessoas trabalhadoras comuns devem para o vendedor de móveis, bancos, vendedores de carro, associações de poupança e empréstimo, titulares de hipoteca, etc. – subiu de $230 BILHÕES para $385 BILHÕES, nos últimos 8 anos.

*Criou uma situação econômica na qual os preços sobem muito mais rápido que os salários, fazendo com que muitas pessoas não tenham dinheiro suficiente para comprar coisas básicas que todo ser humano precisa para viver decente e estavelmente.  

*Aumentou nossos impostos; e depois aumentou mais dez por cento, para pagar a guerra criminosa no Vietnã, enquanto corta 6 BILHÕES DE DÓLARES em programas que deveriam criar empregos e bem estar social. 

O partido democrata é um inimigo do povo tanto quanto o partido republicano e o partido porco do Wallace. Na verdade, um dos grandes financiadores de Humphrey, um homem chamado Jimmy Ling, chefe de uma gigante corporação financeira chamada Ling-Temco-Vaught (um conglomerado multimilionário, a décima primeira maior corporação dos EUA), diz que mudou dos republicanos para os democratas porque ele acredita que Humphrey tem um programa melhor para lidar com as pessoas negras e outros “arruaceiros”. Qual é esse programa, de acordo com o multimilionário Ling? É “A VELHA SOLUÇÃO DE HITLER: VOCÊ MOSTRA PRA ELES POR MEIO DA FORÇA.” (Se você não acredita que o empresário capitalista e racista que controla o Humphrey pensa assim, veja o artigo sobre Jimmy Ling na CHIGAGO TRIBUNE, seção de entretenimento, domingo, 20 de outubro de 1968). 

E faz sentido para assassinos como Ling apoiarem Humphrey porque: foi Hubert Humphrey que apresentou uma lei em 1954 que pedia a criação de CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO em tempos de “emergência nacional”. 

E isso nos leva à maior mentira sobre o partido democrata. Essa é a mentira que os lambedores de botas da estrutura de poder contam para tentar explicar o seu envolvimento com o partido democrata. Eles dizem que mesmo que hajam políticos corruptos no partido democrata, eles, os lambedores de botas honestos, ainda podem trabalhar lá de dentro, para ajudar as pessoas a conseguirem algumas migalhas. Quem se utiliza desse argumento é como se fosse um judeu trabalhando em um campo de concentração alemão como o homem que liga as câmaras de gás para fritar 6 milhões de judeus. O que acharíamos desse homem se ele nos dissesse que ele aceitou o emprego para que pudesse reduzir a temperatura do gás para que a morte dos judeus fosse menos dolorosa?

Malcolm X pontuou que “um democrata não é nada mais do que um dixiecrat [2] disfarçado.” Com isso ele queria dizer que a força política do partido democrata veio do sul, onde carecas racistas poderiam se eleger ao Congresso, até que eles morressem de tanto beber, porque pessoas negras ainda não podem votar. E são estes mesmos racistas que são os chefes dos comitês-chave tanto no Senado quando na Câmara dos Representantes – os comitês que decidiram que mesmo projetos de lei de bosta, como uma lei fraca de habitação de “Ocupação Aberta” [3], não chega ao Congresso, a não ser que as questões principais sejam retiradas do projeto. Nós podemos ver claramente que Malcolm estava certo, porque, agora que o sul branco desertou os democratas em apoio ao partido porco do Wallace, os democratas estão todos em perigo: Humphrey não consegue nem comprar a eleição!

A partir de tudo o que foi dito, deveria ser perfeitamente claro para todo mundo a não ser os inimigos da liberdade, justiça e paz, que o partido democrata não é mais “partido do povo” do que o partido republicano, do que o partido porco ou qualquer outro partido dos empresários gângsteres racistas que governam o país. O único partido do povo é o que é construído pelas pessoas da comunidade que não tem nenhum outro interesse a não ser o de se unir com seus irmãos e irmãs – negros, brancos, marrons, amarelos, vermelhos – que tem o desejo básico e a necessidade de acabar com a loucura imposta sobre eles pelos partidos porcos atuais e o sistema racista decadente de exploração capitalista por trás desses partidos. Os únicos candidatos merecedores do apoios das pessoas são aqueles que lutam para defender os interesses reais do povo e para construir uma máquina política para as pessoas controlarem seu próprio destino e servir a seus próprios interesses. 

Ou seja, os candidatos do Partido dos Panteras Negras: Eldridge Cleaver para presidente, Bobby Seale, para deputado (17thA.D); Kathleen Cleaver, para deputada (18thA.D.); e, acima de tudo, HUEY NEWTON PARA O CONGRESSO (7thC.D.). [4] E isso também inclui os candidatos do Partido da Paz e da Liberdade, o único partido político branco que se juntou à luta que exige que Huey Newton seja solto: que se opôs a opressão das pessoas negras nesse país e as pessoas de cor, assim como outras ao redor do mundo; e lutou contra a exploração e manipulação da maioria das pessoas neste país: Mario Savio, Senado Estadual (11thS.D.); Paul Jacobs, Senado dos Estados Unidos; Dave Rynin, para deputado (16thA.D.) e Bob Machado, para deputado (13thA.D.).

Todos esses candidatos – incluindo Bobby Seale, Huey Newton, e o companheiro de chapa de Eldridge Cleaver, Peggy Terry – vão estar presentes, nesta terça, dia 5 de novembro, como candidatos oficiais na chapa da Paz e da Liberdade. Ao votar neles as pessoas conseguem repudiar a opressão e hipocrisia do partido democrata, do partido republicano, do partido porco, e todo o sistema decadente que eles defendem. E, votando na chapa da Paz e da Liberdade, as pessoas podem apoiar o movimento em suas comunidades – o Partido dos Panteras Negras e o Movimento da Paz e da Liberdade – que está realmente buscando servi-los e representar suas verdadeiras necessidades políticas, desejos e direitos. 


Notas:

[1] Referência a George Wallace Jr. e ao Partido Americano Independente, partido de extrema direita pelo qual concorreu à presidência contra Hubert H. Humphrey (partido democrata) e Richard M. Nixon (partido republicano) em 1968. 

[2] Termo utilizado originalmente para designar o partido segregacionista “States’ Rights Democratic Party”, mas que passou a ser utilizado para se referir aos políticos da região Sul dos EUA.

[3] Habitação sem restrições raciais.

[4] Um dos maiores motivos para a candidatura de panteras negras em 1968 era intensificar a campanha para libertar Huey Newton, um dos fundadores do partido, preso no ano anterior (e só seria solto em 1970). Além disso, procuravam se opor diretamente tanto ao partido democrata e ao republicano e, assim, se estabelecer como a vanguarda revolucionária no país, contra o estado imperialista e capitalista americano. Isso fica claro na fala de Eldridge Cleaver: “Nosso propósito ao entrar na arena política é mandar o burro de volta para a fazenda e o elefante de volta para o zoológico. Nós queremos deixar o Establishment com medo. Nós queremos tirar os lacaios negros e os lambedores de botas do partido demo/republicano de circulação” (CLEAVER. Black Revolution on the White Mother Country and National Liberation on the Black Colony. The Black Panther, Oakland, 4 de maio de 1968). Além disso, “a ênfase da campanha de Cleaver é educar as pessoas levando o programa de 10 pontos para a comunidade branca para mostrar a relação entre essas demandas e as demandas do povo. Para mostrar que ao apoiar o Movimento de Libertação Negra, estará apoiando o movimento de todas as pessoas oprimidas do mundo e, desse modo, apoiando a si mesmo – a não ser que você seja um membro da classe opressora – você é oprimido!” (In: White Community Support. The Black Panther, 2 de novembro de 1968). 

AVAKIAN, Bob. The Democratic Party: Oppressor of the People. The Black Panther, Oakland, 2 de novembro de 1968, p.7.

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário