Prolegomena a uma demonologia do capitalismo

Por Ian Wright, via Dark Marxism, traduzido por Rodrigo Gonsalves

Todos os dias, milhões de trabalhadores em todo o mundo não têm escolha a não ser sacrificar seu tempo, sua vitalidade para produzir novos lucros para os controladores demoníacos. Tomemos outro exemplo: a lógica do capital exige a extração máxima de lucros das empresas, e isso significa minimizar os salários. Os servos do capital – os cavaleiros, duques, príncipes e as legiões que eles comandam – são bem recompensados ​​com uma abundância de luxos. Mas aqueles sem capital são reduzidos a meros componentes geradores de valor. Os possuídos pelo capital vivem uma existência exaltada. Mas os despossuídos devem alimentar, vestir e manter uma casa com uma renda média de cerca de 7 libras por dia.


Forças naturais caprichosas

 

Os primeiros humanos estavam à mercê da natureza. A qualquer momento, a colheita pode ser arruinada, doenças ou ferimentos podem ocorrer.

Se algo os afeta de maneiras importantes e não se pode controlá-lo, naturalmente se está motivado a entendê-lo. O conhecimento pode ajudá-lo a obter algum controle, se não o domínio completo sobre isto.

O arcabouço teórico mais antigo para explicar as forças caprichosas da natureza parece ser o animismo.

Animismo é a crença de que todos os fenômenos naturais – como clima, geografia, plantas, árvores, animais e assim por diante – são controlados por uma entidade viva e autônoma, com agência semelhante à humana. Os primeiros humanos acreditavam que diferentes grupos de fenômenos empíricos eram controlados por espíritos conscientes, com mentes próprias.

Portanto, encontramos deuses do tempo, deuses do mar, deuses do sol, deuses da lua, deuses da doença e da cura, deuses do tempo e assim por diante. Esses deuses são os atores ocultos, ou causa final, dos eventos – tanto grandes quanto pequenos.

Agora, se você acredita que os deuses são mãos invisíveis que afetam sua vida, faz todo sentido recorrer a eles – orando ou para apaziguá-los – com presentes; ou se comunicar com eles – através de práticas mágicas. Mantenha os deuses do seu lado, não os irrite, caso contrário você poderá sofrer com a fome, doença ou morte.

Sacrificar um animal para apaziguar um deus é, fundamentalmente, desesperado e ilusório. Mas se sua vida pode ser arruinada a qualquer momento, sem rima ou razão, você tentará qualquer coisa.

Portanto, o poder e a majestade dos deuses antigos é a expressão pervertida da impotência e miséria dos primeiros seres humanos.

O fim dos deuses

 

Agora, desfrutamos de muito mais controle sobre nossas vidas em comparação com nossos ancestrais. E isso, por si só, remove uma base material para sistemas de crenças animistas.

Obviamente, crenças religiosas e mágicas persistem. Mas religiões populares, como o Islã e o Cristianismo, falam de um deus totalmente abrangente, que é remoto e abstrato, e ao contrário das divindades animistas da antiguidade, habitualmente não interfere nos fenômenos cotidianos.

A teoria da carga eletrostática substituiu o poder de Zeus de lançar raios. Em algum momento do século XVIII, finalmente descobrimos as palavras e símbolos certos para entender a divindade do raio. Depois de adivinharmos seu nome verdadeiro e próprio, poderíamos controlá-lo.

Os meteorologistas constroem sensores que alertam contra raios e criam raios em laboratório. Nós aprendemos a controlar a centelha divina.

Podemos multiplicar esses exemplos. Muitos dos nomes verdadeiros e próprios dos deuses e demônios antigos, um a um, foram revelados pela ciência. E então eles perderam seu poder. Em vez de um monte de deuses pagãos, com poderes e domínios especiais, temos campos científicos com suas próprias teorias e terminologia técnica.

Então esses deuses estão mortos.

Forças sociais caprichosas

 

No entanto, continuamos sujeitos a forças impessoais que afetam profundamente nossas vidas, as quais não entendemos completamente e não podemos controlar.Os ambientes urbanos são muitas camadas de indireção civilizacional longe da natureza. Portanto, as forças incontroláveis ​​têm um caráter mais social do que natural.

Vamos listar alguns exemplos óbvios.

Estamos sujeitos aos caprichos do mercado de trabalho. As recessões regularmente expulsam um grande número de pessoas do trabalho, sem culpa alguma. De repente, as contas não podem ser pagas. As famílias são jogadas na rua, como aconteceu nos EUA em larga escala durante a crise hipotecária de 2008.

Os trabalhadores, que não conseguem encontrar um nicho estável na divisão do trabalho, precisam se reinventar continuamente e se adaptar a novos tipos de trabalho ao longo da vida. Provavelmente, o que você passa a maior parte do dia fazendo nunca foi sua escolha.

Os trabalhadores têm pouco ou nenhum controle sobre o que sua empresa faz, porque é uma ditadura de cima para baixo. E eles também não têm voz sobre quem se torna gerente ou quem lidera a empresa. Os trabalhadores devem absorver e aceitar todas as alterações em suas condições de trabalho.

No nível político, mesmo em nações formalmente democráticas, os governos são apenas controláveis ​​à distância, por meio de um voto de massa realizado com pouca frequência. No entanto, as políticas governamentais afetam a todos.

Os bancos, instituições extraordinariamente ricas e poderosas, conquistaram a classe política. Então, quando se dirigem à falência, o estado os salva. Os trabalhadores são tratados de maneira muito diferente quando não podem pagar um empréstimo de estudante, hipoteca, cartão de crédito ou contas médicas. De fato, muitos trabalhadores, globalmente, vivem em circunstâncias próximas à peonagem da dívida.

No nível geopolítico, um punhado de estados-nação ostenta exércitos poderosos que detêm o poder da vida ou morte sobre bilhões. A guerra pode começar a qualquer momento.

Portanto, no geral, o micro e o macrocosmo do capitalismo atual são vistos com razão por muitas pessoas como completamente fora de seu controle. Todos estamos sujeitos a forças sociais caprichosas.

Necessidade natural ou maus atores

Mas quando não podemos controlar, como vimos, formulamos teorias. E há muitas teorias modernas para escolher.

Não posso pesquisar o leque de opiniões teóricas sobre o que impulsiona as mudanças econômicas, sociais e políticas nas sociedades contemporâneas. Em vez disso, mencionarei brevemente dois exemplos, a fim de sugerir um ponto mais geral.

Considere a economia neoclássica ou convencional, que circula nos centros de poder e é dominante na academia. Essa estrutura sustenta que as forças caprichosas da mudança econômica são o resultado necessário da alocação de recursos escassos entre fins alternativos, mediados pelo mercado.

Qualquer caos social incontrolável é, portanto, o resultado das leis férreas da oferta e demanda, que sempre se manifestam quando surgem os mercados.

Portanto, não podemos culpar ninguém, ou qualquer coisa, se perdermos o emprego. A demanda por isso simplesmente desapareceu. Assim como não podemos culpar a lei da gravidade quando uma maçã cai sobre nossa cabeça. É do jeito que é.

OK, vamos colocar a economia convencional de lado e agora considerar um conjunto diferente de teorias, que são periféricas e circulam bem fora dos centros de poder.

Muitas pessoas compreendem intuitivamente que, no ápice da sociedade, ficam os super-ricos, que seguem estilos de vida que a maioria de nós não consegue imaginar. Parece natural pensar que esses seres abastados devem exercer controle sobre o que acontece.

Muitos esquerdistas concordariam com a afirmação de que a classe capitalista, os ricos 1%, administra a economia a seu favor, de maneira privada ou através do controle do processo político. Eles estão no controle.

Mas algumas teorias são ainda mais específicas. Talvez apenas a seção dominante da classe capitalista esteja no controle, como os xeques que manipulam os preços do petróleo. Ou talvez sejam os banqueiros escusos, que armazenam o dinheiro do mundo e conhecem todos os segredos obscuros. Ou, mais misteriosamente, sociedades secretas poderosas, como os Illuminati, que conspiram para conduzir a sociedade em direção a uma Nova Ordem Mundial. Ou são os lagartos com pele humana que puxam as alavancas do poder. Nós somos o gado deles, e eles envenenam nossa comida, água e ar.

Esse conjunto de teorias explica a mudança social em termos das ações de pessoas poderosas.

Assim, podemos estabelecer um contraste entre as teorias que explicam por que estamos sujeitos a forças sociais fora de nosso controle. A economia neoclássica diz que é uma necessidade natural. Ninguém está no controle. As teorias de “pessoas poderosas” dizem que é porque outros humanos desfrutam de um controle enorme.

Nós, pessoas modernas, deixamos a superstição para trás e, portanto, não invocamos divindades ocultas para explicar o que está acontecendo. Não há mais animismo. Apenas necessidade natural, ou atores poderosos.

Portanto, existem dois tipos de respostas para a pergunta: “Quem controla o capitalismo?”

Agora, gostaria de começar a considerar um tipo muito diferente de resposta.

Controladores e controlados

Ainda temos que considerar o que significa controlar. Mas isso parece um pré-requisito para tentar responder à pergunta.

O progresso científico às vezes consiste em organizar toda uma gama de fenômenos diversos sob um único princípio. A chegada da cibernética, no início do século XX, foi exatamente esse evento.

A idéia central da cibernética é que todos os tipos de sistemas – mecânicos, físicos, biológicos, cognitivos, sociais – exibem uma estrutura causal específica, o ciclo de controle do feedback negativo. E o feedback negativo é o mecanismo principal que explica como partes da realidade podem controlar outras partes, de maneira teleológica ou direcionada a objetivos.

Tomemos o exemplo mundano de um sistema de aquecimento doméstico, controlado por um termostato. Você define a meta do sistema mexendo com o termostato. O componente termômetro do sistema mede a temperatura da sala. O termostato compara mecanicamente seu objetivo à temperatura medida. Se a temperatura medida for mais baixa que a meta, o termostato emite um sinal para ligar o aquecimento; caso contrário, o termostato desliga o aquecimento. Desta forma, o sistema de aquecimento controla a temperatura da sala.

Todos os ciclos de controle de feedback negativo têm quatro componentes principais: (i) um estado objetivo interno, (ii) um sensor que mede algumas propriedades do mundo externo, (iii) um comparador que compara a leitura do sensor ao estado objetivo e (iv) um sistema efetor ou de ação, que muda o mundo para se aproximar do estado objetivo.

A temperatura do nosso corpo é controlada por um tipo semelhante de ciclo de feedback biológico.

De fato, todos os sistemas homeostáticos e direcionados a objetivos da natureza estão em conformidade com esse modelo causal. Exemplos diferentes apenas implementam os componentes do ciclo de controle de maneiras diferentes.

E, talvez surpreendentemente, existe um ciclo de controle muito significativo, oculto à vista de todos, que afeta todos os aspectos da vida moderna da maneira mais profunda.

A empresa como sistema de controle

Vamos expor o ciclo de controle começando com a unidade básica de produção, que é a empresa. Para sobreviver, as empresas precisam obter lucro. Se não o fizerem, fracassam e cessam de negociar.

Portanto, o objetivo da empresa é maximizar os lucros.

A empresa possui muitos inputs de informações. Mas um importante dado dos sentidos é a quantidade de mercadorias que vende no mercado.

Uma empresa irá comparar quanto produz com o quanto vende. A empresa pode estar produzindo em excesso, subproduzindo ou produzindo a quantidade certa, em comparação com a demanda do mercado.

Se a demanda for alta em relação à oferta, a empresa aumentará os preços. Se a demanda for baixa, a empresa abaixará os preços para estimular a demanda. Essas ações devem ajudar a manter ou aumentar os lucros.

Outro importante dado dos sentidos é o próprio lucro da empresa, que calcula comparando sua receita com os custos, depois que os proprietários da empresa fazem o seu corte. Se os lucros são bons, a empresa reinveste para aumentar a escala de produção, com vistas a obter mais lucro. Ou, se a empresa está perdendo, a produção é reduzida.

Portanto, cada empresa é um sistema de controle que tenta maximizar seus lucros (i) medindo o lucro e a demanda do mercado, (ii) fazendo comparações simples e (iii) agindo para alterar quanto produz e quais preços cobrar.

Um sistema de controle de aquecimento consiste em componentes mecânicos, fios elétricos e elementos de aquecimento. Em certo sentido, ele tem um status físico muito material e sólido.

O controle ciclando nos sistemas sociais são igualmente reais, porém seus componentes são mais complexos. O ciclo de controle da empresa que maximiza o lucro se reduz a uma coleção heterogênea de artefatos materiais (como registros de escritórios, inventários, estoques de dinheiro, acordos bancários), sistemas de crenças variadas (como idéias sobre propriedade privada, propriedade legal, governança corporativa) e várias práticas sociais associadas a ser trabalhador, gerente, contador, executivo e assim por diante. Os ciclos de controle social são implementados com grande complexidade de nível inferior.

Capitais individuais como sistemas de controle

Mas, por trás de toda corporação que maximiza o lucro, existe um ciclo de controle mais poderoso e mais geral.

Mencionei que os proprietários de empresas extraem lucros. Os lucros podem ser gastos no consumo de luxo. Mas se os ricos gastassem todo o lucro em luxos, logo não teriam mais nada.

O lucro-renda deve ser reinvestido para obter mais lucro. Esta é a principal diretiva para quem possui um capital soma de dinheiro.

Os proprietários de capital – ou seja, capitalistas – não podem colocar todos os seus ovos em uma cesta. Isso é muito arriscado porque as empresas podem falir e os ativos podem se depreciar. Assim, os capitalistas possuem um portfólio de investimentos com diferentes perfis de risco, como títulos do governo, ações de diferentes empresas e apostas mais especulativas em setores de alto crescimento.

Cada capital individual tenta maximizar o retorno sobre seu portfólio. Se falhar, diminuirá e, eventualmente, deixará de ser um capital.

E é exatamente aqui que encontramos um monstro absoluto de um ciclo de controle de feedback negativo.

(i) O estado objetivo de um capital individual é maximizar o retorno médio de cada dólar (ou libra) investido. (ii) Os “insumos sensoriais” são as diferentes taxas de lucro obtidas em todo o portfólio. (iii) O capitalista, ou os especialistas financeiros que empregam, compara as diferentes taxas de lucro e (iv) o ciclo de feedback é fechado por ações que retiram o capital de investimentos com desempenho insatisfatório e injetam capital em investimentos de alto desempenho.

Esse ciclo de controle se manifesta como uma busca insaciável e incessante por altos retornos.

O ciclo de controle não se importa como o capital é realmente usado na produção. Abstrai inteiramente todas as atividades concretas. A única coisa que pode detectar, comparar e usar é um valor abstrato.

Portanto, as alturas de comando da economia global consistem em um conjunto enorme de capitais individuais, cada um lutando maniacamente em busca de lucro, injetando e retirando continuamente capital de e para diferentes setores industriais e regiões geográficas. A totalidade dos recursos materiais do mundo, incluindo o tempo de trabalho de bilhões de pessoas, é organizado e reorganizado longe de atividades baixas e voltadas para fins lucrativos. No espaço de meses, setores industriais inteiros podem ser levantados, realocados ou derrubados.

Capitais maiores desfrutam da vantagem de portfólios maiores, que distribuem riscos. Em consequência, o capital tende a se concentrar em poucas mãos. Portanto, encontramos um grande número de capitais pequenas e um número muito pequeno de capitais astronomicamente grandes, que obtêm lucros que fazem parecer pequeno o PIB de muitos estados-nação. A escala e o poder de algumas capitais são absolutamente titânicos.

Todos esses círculos autônomos de controle têm o objetivo único de extrair lucro das atividades do mundo. Se uma atividade falhar em atingir esse objetivo, o controlador retira seu capital e a atividade é interrompida. É necessário capital para fazer qualquer coisa se mover, e sem ele nada o fará.

Portanto, no ápice da economia, temos uma coleção concorrente de sistemas de controle muito simples – que têm um nível de inteligência quase atávico e baixo – que injetam e retiram uma substância social que parece possuir o poder mágico da animação, de trazer coisas à vida, da criação.

 

Surgimento da besta

Certamente, o ciclo de detecção, pensamento e ação de um capital individual é bastante diferente do ciclo de detecção, pensamento e ação de um ser humano individual. No entanto, ambos são sistemas de controle autônomos e auto-reprodutíveis. Ambos buscam objetivos distintos e têm o poder de fazer as coisas acontecerem. Um sistema de controle consiste em neurônios, músculos e órgãos; enquanto o outro consiste em práticas sociais, sistemas de crenças e troca de uma substância de valor.

Falamos de um capitalista possuidor de capital, mas é mais preciso dizer que o capital os possui. Os capitalistas são funcionários, meras máscaras humanas de uma inteligência desumana, com sua própria lógica e seus próprios objetivos.

Então, sobre o que realmente estamos falando agora? Qual é a melhor maneira de entender cientificamente esse fenômeno social?

O que estamos dizendo é que um novo tipo de sistema de controle supra-individual emergiu, espontaneamente, de nossas próprias relações sociais e depois – em um sentido muito real – ganhou vida própria, virou-se e começou a nos controlar.

Rosa Luxemburgo faz observações semelhantes em seu ensaio, O que é economia?. Vou citá-la brevemente:

… quais são as leis sombrias [minha ênfase] que, pelas costas do homem, levam a resultados tão estranhos da atividade econômica do homem hoje? …

Na entidade que abraça oceanos e continentes, não há planejamento, consciência ou regulamentação, apenas o choque cego de forças desconhecidas e desenfreadas, jogando um jogo caprichoso com o destino econômico do homem. Certamente, ainda hoje, um governante todo-poderoso domina todos os homens e mulheres que trabalham: o capital. Mas a forma que essa soberania do capital assume não é o despotismo, mas a anarquia. E é precisamente essa anarquia que é responsável pelo fato de que a economia da sociedade humana produz resultados misteriosos e imprevisíveis para as pessoas envolvidas. Sua anarquia é o que torna a vida econômica da humanidade algo desconhecido, estranho, incontrolável – cujas leis devemos encontrar da mesma maneira em que analisamos os fenômenos da natureza externa… A análise científica deve descobrir ex post facto essa intenção e as regras que governam a vida econômica humana, que o planejamento consciente não lhes impôs de antemão.

 

As “leis sombrias” de Luxemburgo são aplicadas por sistemas de controle que adquiriram vida própria. As leis são realmente “sombrias” porque são demoníacas. Demoníaco no sentido literal de que eles são ferozes, frenéticos e não se importam conosco.

Por exemplo, toda inovação técnica que economiza trabalho assume a forma de lucro, que é então extraída por capitais individuais e imediatamente injetada no mundo material para animar novas atividades para obter lucro adicional. É por isso que, apesar dos enormes avanços na automação, o dia útil permanece o mesmo de sempre.

Todos os dias, milhões de trabalhadores em todo o mundo não têm escolha a não ser sacrificar seu tempo, sua vitalidade para produzir novos lucros para os controladores demoníacos.

Tomemos outro exemplo: a lógica do capital exige a extração máxima de lucros das empresas, e isso significa minimizar os salários. Os servos do capital – os cavaleiros, duques, príncipes e as legiões que eles comandam – são bem recompensados ​​com uma abundância de luxos. Mas aqueles sem capital são reduzidos a meros componentes geradores de valor. Os possuídos pelo capital vivem uma existência exaltada. Mas os despossuídos devem alimentar, vestir e manter uma casa com uma renda média de cerca de 7 libras por dia.

Outro exemplo: o capital lida com valor abstrato, e coisas que não são possuídas, que não podem ser compradas e vendidas, não têm valor algum. Assim, a riqueza material da natureza – a terra, os oceanos e a atmosfera – é incansavelmente saqueada, sem qualquer consideração pelas consequências.

Definitivamente não estamos no controle. E outra coisa definitivamente está no controle.

 

A mão invisível da divindade invisível

A ciência social moderna não parece totalmente capaz de capturar esse estado de coisas.

A metáfora da mão invisível de Adam Smith sugere a verdade. Mas a economia moderna nos diz que a mão invisível é totalmente benigna: os mercados, quando autorizados a funcionar sem interferência, transforma alquimicamente a ganância humana individual no melhor de todos os mundos possíveis. O chumbo é transformado em ouro.

E os economistas que desejam promover essas idéias para o público em geral são bem recompensados ​​pelo capital. No entanto, é uma mentira.

Marx, em sua famosa seção sobre “O fetichismo das mercadorias e seu segredo”, aproxima-se da verdade. Ele ressalta que o capitalismo pode se considerar um empreendimento completamente moderno, sensível e secular, mas, se olharmos mais de perto, encontraremos objetos de fetiche com poderes misteriosos, pensamento mágico e tudo ritualisticamente marcado com números estranhos.

A economia dominante adora a competição capitalista. Mas a economia marxista sempre foi herética, e, como as heresias gnósticas da antiguidade, propõe que o mundo material é de fato controlado por um demiurgo maligno. Todo o “Capital” de Marx é dedicado à sua descrição.

A ciência social moderna falha em articular completamente a realidade sombria do capitalismo, porque isso exige abandonar a narrativa de que a revolução científica aboliu com sucesso as ideias supersticiosas e mágicas, e exige, em vez disso, admitir plenamente que a sociedade moderna permanece sob o poder das forças ocultas de nossa própria fabricação.

Quem controla o capitalismo?

Então, voltando à pergunta: “Quem controla o capitalismo?”

Observei que a teoria econômica diz “ninguém” e, em contraste, as teorias baseadas em “pessoas poderosas” dizem alguém ou um grupo de pessoas. Necessidade natural ou atores poderosos.

Mas esboçamos um terceiro tipo de resposta, que é: o capitalismo é um controlador. O capitalismo tem sua própria lógica interna imposta por sistemas de controle de feedback negativo autônomos e concorrentes, que existem através de nós, mas independentemente de nós.

Esta é uma maneira exotérica de falar. No entanto, podemos dar a mesma resposta, mas em um registro mais esotérico, retornando à estrutura arcaica do animismo.

Lembre-se de que animismo é a crença de que as forças são reduzíveis aos espíritos com mentes próprias. Um ciclo de controle de feedback negativo possui os elementos básicos da cognição: sente, decide e age. E vimos que capitais individuais são apenas ciclos de controle desse tipo.

Assim, falando esotericamente, um espírito ou divindade controla o capitalismo. Ele pode se dividir e aparecer várias vezes em vários lugares. E pode combinar-se com versões de si mesmo, para agregar em encarnações maiores e mais poderosas. Pode possuir humanos e controlá-los. O espírito dirige a atividade social, dando e retirando sua substância mágica. Nós nos sacrificamos por ele, tentamos acalmá-lo e esperamos que ele nos favoreça.

A adoção de uma teoria animista do capitalismo moderno se constituiria, contraintuitivamente, em um progresso científico.

Exorcizando o demônio

Então, deixe-me resumir e concluir brevemente.

Rejeito a ideia de que ninguém controla o capitalismo e rejeito a ideia de que humanos poderosos controlam o capitalismo. Em vez disso, propus, não ironicamente, que um espírito oculto controla o capitalismo, e esse espírito é a causa raiz dos principais males sociais.

Se for esse o caso, o que devemos fazer?

Podemos pegar uma dica dos nossos antepassados, que acabaram por depor os deuses e jogá-los do Olimpo. Primeiro, devemos adotar uma forma de animismo para invocar adequadamente o espírito e ver sua verdadeira forma. Neste ponto, podemos esperar descobrir seu nome próprio. Uma vez descobertos, podemos comandar o espírito a cumprir nossas ordens e exercer seu poder titânico como nosso. Nesse ponto, estaremos no controle e ganharemos o poder mágico de direcionar conscientemente as atividades do mundo para atender às nossas necessidades humanas. A Grande Obra deve ser libertar-nos do domínio despótico e do apetite insaciável de um espírito desumano e demoníaco.

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

5 comentários em “Prolegomena a uma demonologia do capitalismo”

  1. Texto espetacular! Amei a referência ao Mark Fisher nas tags, tem tudo a ver mesmo!

    Tomei a liberdade de listar alguns ajustezinhos no texto que acredito que podem melhorar ainda mais a (já ótima) tradução:

    – “que obtêm lucros que diminuem o PIB de muitos estados-nação” => “que obtêm lucros que fazem parecer pequeno o PIB de muitos estados-nação”;

    – “É necessário capital para fazer qualquer coisa se mover, e sem ela nada fará” => “É necessário capital para fazer qualquer coisa se mover, e sem ele nada o fará” ou “É necessário capital para fazer qualquer coisa se mover, e sem ele nada se moverá”;

    – “poder mágico da animação, de trazer coisas vivas , da criação” => “poder mágico da animação, de trazer coisas à vida, da criação”

    – “Falamos de um capital possuidor de capital” => “Falamos de um capitalista possuidor de capital”;

    – “virou-se e começou nos controlando” => “virou-se e começou a nos controlar”;

    – ” A análise científica deve descobrir ex post facto que a intenção e as regras que governam a vida econômica humana que a plenitude consciente do plano não lhe impôs de antemão.” => “A análise científica deve descobrir ex post facto essa intenção e as regras que governam a vida econômica humana, que o planejamento consciente não lhes impôs de antemão.”;

    – “negócios de capital em valor abstrato, e coisas que não são possuídas, que não podem ser compradas e vendidas, não têm valor algum.” => “o capital lida com valor abstrato, e coisas que não são possuídas, que não podem ser compradas e vendidas, não têm valor algum.”;

    – “o capitalismo pode se considerar uma empresa completamente moderna, sensível e secular,” => “o capitalismo pode se considerar um empreendimento completamente moderno, sensato e secular,”;

    – “Mas podemos dar a mesma resposta, mas em um registro mais esotérico,” => “No entanto, podemos dar a mesma resposta, mas em um registro mais esotérico,”;

    – ” são apenas esses ciclos de controle.” => ” são apenas ciclos de controle desse tipo.”;

    – “Ele pode se quebrar e aparecer várias vezes em vários lugares.” => “Ele pode se dividir e aparecer várias vezes em vários lugares.”;

    – “Nós nos sacrificamos por isso, apaziguamos e esperamos que isso nos favoreça.” => “Nós nos sacrificamos por ele, tentamos acalmá-lo e esperamos que ele nos favoreça.”;

    – “A adoção de uma teoria animista do capitalismo moderno constituiria, contra-intuitivamente, progresso científico.” => “A adoção de uma teoria animista do capitalismo moderno se constituiria, contra-intuitivamente, em um progresso científico.”;

    Responder

Deixe um comentário